domingo, 28 de junho de 2009

Moda na cabeça!







O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, nos povos primitivos da pré-história. O chapéu era tido como prerrogativa masculina, servindo como caracterização dos níveis sociais, os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo.
O chapéu evoluiu muito desde a antiguidade e hoje é um acessório lindo e útil que faz a cabeça de homens e mulheres.
Eles dão um ar charmoso, misterioso e cheio de estilo para que os usa. No inverno então, nada como um lindo chapéu para complementar um look e esquentar. São inúmeras opções, formatos, cores e tecidos. Boinas, bonés, chapéus, gorros, do simples ao sofisticado, do clássico ao arrojado, é só adequar as diversas ocasiões e ao estilo de cada um.

Para quem gosta e se liga nas últimas tendências, vale experimentar os chapéus de corte masculino. Um clássico é o chapéu panamá, o mais contemporâneo é o chamado chapéu Fedora, tipo Indiana Jones. Os de estilo country são super sexy. As boinas e os gorros então são bem vindos, principalmente agora no inverno.
Assim como as echarpes e os lenços que têm lugar garantido no guarda-roupa de inverno, o chapéu tem espaço reservado quando a temperatura sobe ou desce, ficam lindos tanto na cabeça deles, quanto na delas!
Metéria Jornal Panorama Regional

Vá de lenço!







Usar lenço virou febre, além de ser útil e estiloso, tem o poder de expandir seu guarda-roupa e é um acessório extremamente versátil.
São vários os tipos, cores, estampas, usados de formas variadas. Lenços, foulards e encharpes podem deixar um look bem mais interessante, afinal possibilitam que uma estampa seja coordenada e adicionada à produção se o lenço for estampado, permitem a inserção de mais uma cor se for liso ou se tiverem texturas, são um recurso a mais.
Uma peça que tinha como característica só proteger do frio, virá como acessório indispensável e super valorizado nesse inverno 2009. O cachecol e os lenços estão com diversos designs, modelos e variações. Eles serão bastante explorados, desde as cores inusitadas, como a utilização de estampas, bordados e aplicações, até dos tamanhos maxi e minis, com modelos diferenciados presos por broches, amarrações e laços. O lenço desceu da cabeça. Ícone no verão 2009, veio para o pescoço com padronagens diferenciadas e amarrações exclusivas. A imaginação e a criatividade serão o diferencial nesse inverno. Peças com inúmeras possibilidades de uso valorizam o look, até podendo ser usadas tanto pela manhã como numa noite de luxo.
Matéria publicada Jornal Panorama Regional

Sobreponha-se




Um jeito muito fácil de criar um look interessante é coordenando proporções, ou seja as famosas e tão modernas sobreposições. Além de modernosas elas acabam sendo um trunfo nesse clima de quatro estações (outono/ inverno/ primavera/verão) num mesmo dia.
Na prática a sobreposição é coordenar tamanhos e formatos diferentes, valem mangas longas e curtas, comprimentos diferentes de blusas, peças sobrepostas curtas e longas, tamanhos deferentes de barras de shorts, bermudas e calças, sapatos, capinhas, casacos, casaquinhos, casaquetos, cardigans. Um exemplo: camiseta de manga longa e casaquinho com mangas 3/4 por cima; tipo regatas sobrepostas, uma com barra mais longa que a outra; tipo bolerinhos e coletes curtos sobre camisetas mais longas; tipo vestido curto sobre jeans; tipo shortinho e cardigan mais longo; um vestido curtinho com bermuda na altura dos joelhos e mais, muito mais. Enfim, são infinitas possibilidades para criar mil propostas diferentes.
Um princípio básico para quem tem medo de ousar demais é usar a peça chave de todo guarda-roupa a camiseta/regata/camisa branca, ela pode deixar mais simples saia de paetês ou pode formalizar uma peça mais transparente, quando usada por baixo dela, Vale usar a boa e velha camiseta branca com jaquetas curtas (e deixar a barra mais longa da camiseta bem aparente), vale acrescentar lenços imensos pra delinear a gola, vale sobrepor regatas opacas e mais transparentes, vale escolher modelos diferentes de regata. Imagina que a mesma regata/camiseta/camisa branca pode ser usada com short jeans e até com calça formal de tafetá.
Quanto mais soltinha a modelagem da peça for, há mais possibilidades se tem de acrescentar ainda os cintos e coordenar com as jaquetas ajustadas da temporada.
Depois, basta ousar e abusar com as demais variações do guarda-roupa. Os casacos, cardigans, lenços, coletes, paletós... são ótimas opções.
Não existe regras para as sobreposições
, o importante é ter bom senso e escutar o espelho. O conjunto se vale do gosto pessoal e do estilo de cada um.
Matéria publicada Jornal Panorama Regional

Óculos de sol, pra que te quero?!







Os óculos surgiram por volta de 500 anos antes de Cristo. Durante séculos serviram apenas como acessórios aos nobres chineses ou meros objetos de discriminação social.
A primeira lente escura de que se teve notícia foi uma lâmina verde do imperador Nero, no século 1. Dizem que ele era muito loiro ou albino e, por causa dos olhos claros, não via bem as apresentações nas arenas. O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação, pesado e desconfortável, surgiu na Alemanha, no século 13. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, só surgiu no século 17 e, até o século 20, era feito sempre com lentes verdes. Na década de 60, o cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato, daí por diante, milhões de possibilidades de design ampliam a produção deste acessório muito mais que útil, indispensável.
Alguns modelos são atemporais, e passam de geração à geração. A releitura de clássicos das décadas de 60, 70, 80 aparecem com força total e deixam os antenados modernérrimos. As lentes degradê (mais escuras na parte de cima, clareando até chegar embaixo) estão com tudo.
Os preferidos há algum tempo são os modelos aviador, que ficam bem tanto pra elas, quanto pra eles. Outro clássico que está de volta é o Ray-Ban Wayfarers( para quem não lembra é aquele com armação grossa de plástico), tanto as armações pretas ou coloridas estão presentes em 2009.
Diante de tantas opções fica difícil escolher o modelo ideal, por isso diversos fatores devem ser levados em conta.
Se é para a prática de esporte ou lazer;
O formato do rosto:
Rosto Redondo – Para alongar mais a face, o interessante é optar por molduras mais espessas e de preferência quadradas, pois criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso. Uma cor mais escura também minimiza o rosto.

Rosto Oval – Geralmente qualquer modelo cai bem. As máscaras, que estão em alta, são ótima opção.

Rosto Quadrado – Modelos totalmente redondos ou arredondados apenas nas laterais suavizam as linhas da face.

Rosto Triangular
– Óculos arredondados ou modelos sem armações criam harmonia num rosto triangular.

Rosto Alongado – Os esportivos ou de tamanho maior combinam bem, fazendo com que o rosto pareça mais arredondado.

O mais importante de tudo é usar óculos de boa qualidade e a pessoa se sentir bem, confiante e atraente.

Matéria publicada Jornal Panorama Regional

Xadrezes, Clãs e Tartãs


Xadrezes, quadriculados, tartãs, chame como quiser. Eles entraram com força há algum tempo e continuam com tudo neste inverno. Surgem quebrando a seriedade dos negros, surgem misturados com rendas ou em versões finíssimas,quase transparentes e mais... brilham com lantejoulas.
O Xadrez é cheio de história. Nasceu junto com a arte da tecelagem e traz mensagens de conforto, de aconchego e tradição. Não é apenas um modismo, é quase uma declaração pública de bem-estar e afirmação. Na escócia, os tartãs são símbolos dos clãs e representam a identidade de famílias desde o início dos tempos, ainda hoje, os homens usam o Kilt nos casamentos, e uma curiosidade eles usam sem nada por baixo.
Os xadrezes continuam fazendo a festa no inverno 2009. Aparecem nas camisas masculinas, nas saias, jaquetas, casacos e até em meias de náilon e acessórios. Em tons sóbrios e clássicos veste a alfaiataria em todas as vitrines, aparecem sozinho ou misturado, em versões miúdas e amplas.
Uma ótima maneira de combinar é com peças de cores mais neutras, o jeans é uma boa pedida. Os vestidos ficam lindos em tons mais alegres.
Os xadrezes aparecem também nos pés dos descolados em botas, sapatilhas, sapatos... e no pescoço então ficam um charme!
Já adiantando... o xadrez continua no verão e promete vir em cores mais lavadas e misturados com estampas, a primavera sempre traz os florais. Xadrez sempre cai bem em vestidos retrô de verão e a Colcci é uma das marcas que confirma a tendência e aposta no xadrez.
Matéria publicada Jornal Panorama Regional